Diário de Bordo 1º Quadrimestre Universidade e Sociedade





1º Semana
No dia 04/06/2018 foi meu primeiro dia na UFSB onde dei início ao meu primeiro quadrimestre no Campus Jorge Amado, nesse dia conheci a professora Khetrin Maciel, que apresentou para todos como seria o componente Universidade e Sociedade onde ela se apresentou e pediu que falássemos o nosso nome e a importância de estar na universidade, dando espaço também para que os alunos tirassem algumas. Ela deu algumas informações para que pudéssemos compreender os objetivos da Universidade Federal do Sul da Bahia, onde explicou a ementa do componente e o seu processo avaliativo.

2º Semana
Do dia 11/06/2018 a 13/06/2018 a Universidade Federal do Sul da Bahia preparou algumas atividades para recepcionar os novos ingressantes com a Semana de Acolhimento que teve uma programação voltada para expor aos novos alunos a estrutura e o funcionamento da UFSB, contando com palestras, apresentações e oficinas artísticas e confraternizações entre calouros e veteranos, e sem os tradicionais “ trotes”. Durante esses três dias, pró-reitores, decanos, coordenadores de curso, e professores, participaram da recepção dos estudantes e explicaram sobre o modelo pedagógico e a estrutura administrativa da UFSB para os calouros.


3º Semana
No dia 18/06/2018 foi apresentado a aula "Universidade: Finalidade e Função", onde foram discutidos assuntos relacionados aos pré-conceitos em relação ao ensino superior atual e como anda a educação superior e o modelo pedagógico da UFSB. Até hoje existe um forte preconceito em relação ao ensino superior, fruto da falta de informação e conhecimento da comunidade em geral, e alguns desses preconceitos mais comuns foram citados e debatidos na aula como:
A educação superior deve ser para uma elite e não para as minorias;
A educação superior diminui a qualidade conforme se divide com um maior número de gente;
O Estado já está gastando demasiado em educação superior. A educação superior não deve ser gratuita ou semi - gratuita;
Não se deve querer que todos sejam profissionais. Seria horrível um mundo onde não houvesse operários. (Gonzáles apud Wanderley, 1984, p. 6 )
Nessa aula, visualizamos alguns gráficos que demonstravam o número de vagas ofertadas pelas universidades, matriculas, os maiores cursos de graduação do Brasil, evasão universitária, regiões que possuem mais universidades, verba é disponibilizado para tais universidades, etc. No fim da aula, a professora  abordou assuntos relacionados a UFSB e de outras universidades federais que são modelos de uma nova universidade, que tem como objetivo principal a conexão entre a comunidade e o meio acadêmico, na pluralidade de conhecimentos e na humanização do profissional.


4º Semana
Na quarta Semana foi apresentado para a turma a linha do tempo das universidades onde vimos o início de ideias de homens como Platão e Aristóteles, que em 386 a.C já começavam a ter ideias de locais de estudos, e a partir dessas ideias que foram evoluindo, e passando por algumas reformas e com o passar do tempo chegou no Brasil, e hoje temos a UFSB que dá chances a quem antes não podia estudar como índios, negros, baixa renda, etc., dentre outras universidades.


6º Semana
Logo após apresentarmos o trabalho do tribunal, passamos para a semana 6 onde vimos um pouco do projeto da UFSB, e conhecemos nomes muito importantes como Anísio Teixeira, Paulo Freire e Boa Ventura de Souza Santos, que de suas ideias, deu início a uma instituição nova com a missão de produzir e compartilhar conhecimentos, saberes e práticas, formando cidadãos, profissionais, e com ideias humanizadas, com ética, liberdade, inclusão, etc, e que na minha ideia deram a universidade um verdadeiro sentido a esse nome, abrindo as portas para um universo de possibilidades dentro dessa instituição.


7º Semana
Na sétima semana debatemos, e apresentamos sobre as ideias de Paulo Freire e do seu livro Pedagogia Da Autonomia onde aprendi bastante coisa, Paulo foi um homem muito inteligente e com uma missão muito com a educação e com o próximo, e uma das várias ideias boas dele e que eu gostei é quando ele descreve em seu livro que tanto educador quanto educando aprende um com o outro, com a vida e com a prática educativa e de aprendizado em si, onde pude presenciar isso em sala com a professora, nesse componente Universidade e Sociedade.



8º Semana
Na oitava semana debatemos a vida de Anísio Teixeira e a sua luta para tornar a educação um direito de todos, não apenas da elite. Anísio Spínola nasceu em Caetité, no sertão baiano, no dia 12 de julho de 1900. Sua família possuía muitas terras e prestigio na sociedade, além disso considerava a religião muito importante, ele estudou em um colégio Jesuíta, o que mais tarde o levou a querer ingressar na Companhia de Jesus. Anísio Teixeira tinha suas próprias ideias em relação a educação, e por causa de suas ideias e das mudanças que trouxe para a sociedade de sua época, Anísio Teixeira foi perseguido pelo governo, que ainda defendia um modelo de educação particular. Quando Anísio Teixeira morreu seu corpo ficou desaparecido por três dias, e até hoje ainda existem muitas dúvidas em relação a sua morte, visto que ele pode ter sido mais uma vítima da Ditadura Militar.



10º Semana
Conhecemos a Ecologia dos Saberes, ideia de Boaventura de Souza Santos, homem conhecido como um dos pilares da UFSB e que em suas ideias visa a promoção e integralização de diversos campos do pensar, do conhecimento na universidade: este deve ser captado da realidade social para a realidade acadêmica. A pesquisa e extensão, além da acessibilidade as instituições de ensino públicas também são pensamentos defendidos pelo autor e pela UFSB.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Marcadores sociais da diferença: gênero, classe, etnia e raça

Sociedade em rede

A sociedade como espetáculo